quinta-feira, 15 de outubro de 2015

NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO

Não vos conformeis com este mundo” – Rm 12:2

 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis (*) com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual é a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:1, 2).  (*) não andeis conforme o padrão deste mundo

1 - Por quê não devo andar conforme o padrão do mundo?
                                                                                                        
a)         Este mundo (a cultura secular) é passageiro;                                             
b)         Nada dessa cultura secular (mundana) procede de  Deus;                                
c)         O mundo jaz (está acomodado) no maligno;                                                         
d)         Quem ama o mundo constitui-se inimigo de Deus;                                     
e)         Porque não pertencemos a este mundo.

Não ameis o mundo (século, sistema), nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, os desejos da carne, a vaidade dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua vaidade; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1Jo 2:15-17). Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg 4:4).

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade Jo 17:14-17). E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. (1Co 7:31).

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria (desejo insaciável das coisas deste mundo), de embriaguez (perda de sentido das coisas reais), e dos cuidados da vida (preocupação excessiva pelas coisas desta vida), e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lc 21:33-36).

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade (coisas erradas) e às concupiscências (vaidades) mundanas, vivamos neste presente século com sobriedade (simplicidade, moderação), justiça, e piedade (apreciador do bem, da verdade), Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze” (Tt. 2:11-15).
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor (Mt. 24:38-42).

Será que estamos trocando a glória eterna que Deus nos tem prometido por glórias fúteis deste “presente mundo de maldade”?

2 - Por quê os filhos de Deus apegam-se tanto a este mundo?  “E, por se multiplicar a iniqüidade (*), o amor de muitos esfriará” (Mt. 24:12)   (*) injustiça, perversidade, oposição à justiça.
“A ciência se multiplicará” ...e o amor de muitos esfriará. A simplicidade que há em Cristo, e que deve haver nos cristãos, acabou-se! Todo mundo está muito sabido... e o Amor à verdade, ao  Reino de Deus, e à sua justiça, já não existe! É tudo muito triste!
A desobediência predomina, a rebeldia se expalha, porque o inimigo tem entubado os ouvidos das pessoas com diversões fúteis (músicas, jogos, filmes, e muitas novidades) para distrair as mentes da verdade da palavra de Deus.            

3 - Consequencia da desobediencia?  Perda dos privilégios do Reino de Deus. “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1Sm 15:22, 23)
“E aos que não dão ouvidos à verdade para se salvarem Deus lhes envia a operação do erro para que acreditem na mentira, para que sejam julgados todos os que não deram crédito à verdade, antes tiveram  prazer na iniquidade” (2Ts 2:10-12).
Jesus te convida hoje: Volta ao primeiro amor!

4 - É possível um filho de Deus crescer e prosperar na vida, neste mundo?       - Sim! A Bíblia nos dá exemplos de jovens que foram exemplo de fidelidade a Deus e aos seus preceitos, vivendo e servindo a reis perversos, neste mundo mau. Daniel e seus companheiros, mesmo sendo levados como escravos para Babilônia, não temeram em confessar que temiam a Deus. recusaram até comer da comida que era servida ao rei de Babilônia, porque não atendia às recomendações divinas para o povo de Deus. Por causa da obediência que demonstraram, Deus os honrou, e prosperaram. Ocuparam altos cargos no império babilônico.

O cristão não precisa ser ignorante quanto ao conhecimento de todas essas novidades deste mundo civilizado, mas precisa ter discernimento suficiente para rechaçar o que é errado, o que não traz edificação à vida espiritual, e muito pouco à vida natural.
Jamais negue a Deus e a fé que você tem. Mesmo que tenha que enfrentar uma “fornalha de fogo ardente”. Deus te honrará e você sairá ileso dessa provação! Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg. 4:7). “Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida. Eis que venho sem demora, guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa” (Ap. 2:10; 3:11).

Pr. Artur Gabriel de Oliveira

e-mail: arturgabrioli@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário