quinta-feira, 15 de outubro de 2015

TESOURO EM VASOS DE BARRO

Tesouro Em vasos de Barro
Texto: Jeremias 18:1-6; 2Co. 4:7

A Fragilidade do Homem
     “Que é o homem mortal para que dele te lembres; ou o filho do homem, para que o visites?”
    O homem não passa de um verme:
    “Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce da mulher? Olha, até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos. E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem que é um bicho!” (Jó 25:4-6);  “Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens, e desprezado do povo” (Salmo 22:6);
    “Toda carne é erva, e toda a sua beleza, como as flores do campo. Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”  (Is. 40:6-8);
     “As nações são consideradas por Ele como a gota dum balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como uma coisa pequeníssima”  (Is. 40:15);
      “Todas as nações são como nada perante Ele; Ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã”  (Is. 40:17);
      “Ele é o que está sobre o globo terrestre, cujos moradores são para Ele como gafanhotos.”  (Is. 40:22).
     
O homem, na verdade é “barro”:
       “Peço-te que te lembres de que, como barro, me formaste, e de que ao pó me farás tornar” (Jó10:9); “Mas agora, ó Senhor, tu és o nosso Pai; nós o barro, e Tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos” (Is. 64:8). E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida” (Gn. 2:7).
        
E,  por que Tesouro em Vasos de Barro?  (2Co. 4:7)
        Certamente, ninguém melhor do que Deus, Criador de todas as coisas, para conhecer o melhor material para guardar tão precioso tesouro! O barro (ou argila) é, sem dúvida o melhor material para moldagem de um vaso, e por isso Deus escolheu este material para fazer estes preciosos vasos! No vaso de barro, eram guardados os pergaminhos, os rolos da Palavra de Deus, escrita, e que os conservou por milhares de anos! O homem, vaso de barro, é, bem verdade, frágil, muito frágil, porém, possui grande poder de conservação (memória) para tão grande e importante tesouro, que é a Palavra de Deus!
Exemplo: Os judeus – Romanos 3:2; 9:4,5
Lembremo-nos de que Cristo nos chamou do nada, para o louvor de sua glória (1Co. 1: 26-29).
Lembremo-nos, também, de que “Deus suportou com muita paciência, os vasos da ira, preparados para a perdição, para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios” (Rm. 9:22-24).
Por isso mesmo, “... Cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não nas concupiscências, como os outros gentios, que não conhecem a Deus” (1Ts. 4:4)
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda boa obra.


Pr. Artur Gabriel, 05.01.2001 
arturgabrioli@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário